O papel Hahnemühle sempre foi considerado exclusivo: um meio de expressão para artistas individualistas e para criativos que buscam um papel especial para a realização de suas ideias. No início, eram produzidos apenas papéis feitos à mão para escrita, mais tarde vieram os papéis para belas artes e, por último, os papéis fine art para impressão digital a jato de tinta. Os papéis ainda são fabricados de acordo com as receitas originais, a partir de matérias-primas de alta qualidade e água pura de nascente.
O lema da Hahnemühle sempre foi ‘qualidade acima de tudo’. Por isso, se definiram como uma manufatura artesanal de papel, instalada há mais de 435 anos no mesmo local e cidade da Alemanha e produzindo com qualidade elevada e espírito inovador, baseados em tradição. Aqui, você encontrará informações importantes sobre técnicas de fabricação, características de qualidade, gerenciamento de qualidade e procedimentos de teste.
Como é a produção dos verdadeiros papéis artesanais?
Esse processo é semelhante à produção manual de papel e tem como resultado papéis realmente valiosos. Somente papéis produzidos na chamada “máquina de papel com molde cilíndrico” podem ser considerados verdadeiros papéis artesanais. A Produção tradicional de papéis na máquina de papel com molde cilíndrico começa no tanque, onde um molde cilíndrico gira. A Hahnemühle mistura água pura, fibras de papel e alguns outros ingredientes em forma altamente diluída dentro de um tanque. Nesse tanque, um molde cilíndrico gira lentamente e de maneira uniforme. O papel é produzido no ponto mais alto do molde cilíndrico. Lá, as fibras do papel se acumulam de maneira aleatória, formando uma trama de papel molhado.
Durante o processo de produção de papel, a água primeiro flui através do molde. Em seguida, os feltros recebem a trama de papel ainda muito molhada. Esses feltros transportam o papel para dentro da máquina, dão a textura desejada nas partes de cima e de baixo e também drenam esse papel. É possível aplicar marcas d’ água no molde cilíndrico ou limitações para produzir papel artesanal em folhas. Tanto as marcas d’ água quanto às limitações são costuradas no molde cilíndrico com fios de cobre. Em ambos os casos, menos fibras se depositam neste ponto mais elevado do molde. O papel é mais fino e translúcido (revelando a marca d’ água) ou pode ser rasgado com facilidade neste local.
Um papel feito na máquina com quatro bordas irregulares também pode ser produzido dessa forma. Mas como? O papel é mais fino nas linhas divisórias para rasgar. Devido às diferentes velocidades de deslocamento, o papel ainda úmido na máquina é rasgado no ponto mais fino. Além das folhas, também é possível produzir rolos na máquina de papel com molde cilíndrico da Hahnemühle. Esse verdadeiro papel artesanal em rolo é cortado e processado em estruturas para pintura em vários tamanhos para fins artísticos.
A máquina de papel com molde cilíndrico é relativamente lenta, produzindo de 4 a 15 metros de papel por minuto. Contudo, esse processo tradicional de produção com caráter manual garante o cumprimento de requisitos de alta qualidade esperados dos papéis artesanais. A máquina de papel com molde cilíndrico pode ser utilizada para fazer papéis com gramaturas entre 80g/m2 e 640g/m2-desde os papéis muito finos até os mais robustos papéis artísticos.
A principal característica deste processo de produção é que todas as fibras são depositadas na direção de funcionamento da máquina. O núcleo da máquina de papel Fourdrinier é um molde plástico plano em rotação contínua. A mistura de água da fonte e fibras de papel flui uniformemente nesse molde. A água passa através do molde enquanto as fibras de papel são depositadas na direção de funcionamento da máquina e combinadas ao papel no molde. Também neste processo, feltros assumem a tarefa de transportar as fibras através da máquina Fourdrinier. A rede de papel passa por cilindros aquecidos a vapor entre dois feltros. A rede de papel é seca e comprimida. Os feltros da Hahnemühle - feitos de lã ou uma mistura de tecidos compostos por lã e fibras sintéticas - marcam a superfície do papel conferindo a ele sua textura característica. Isso garante que você obtenha sempre seu papel preferido com a mesma textura.
Importante: Na Hahnemühle, os papéis são marcados por feltros durante oprocesso de produção. Sempre faça questão desta característica para papéis artísticos, pois ela garante o visual artesanal!
Todos os papéis da máquina Fourdrinier são secados cuidadosamente, continuamente verificados e enrolados. Essa máquina de papel funciona a uma velocidade de até 105m/min. A máquina de papel Fourdrinier da Hahnemühle produz não somente papéis artísticos, como também papéis brutos de alto grau de pureza para utilização industrial e na área da medicina.
Sustentabilidade
Água pura, fibras naturais, talento na fabricação de papel e o absoluto compromisso com a qualidade compõem a base do sucesso há mais de 435 anos da Hahnemühle. E por isso a responsabilidade e o compromisso com o meio ambiente, apoiando projetos ecológicos em níveis regionais e internacionais no âmbito da iniciativa “Green Rooster” há muitos anos. Entre estes, encontram-se programas de reflorestamento, proteção aos animais e educação ambiental. Projetos de grande importância, para os quais contribuem com satisfação com uma parte do resultado das vendas dos produtos da linha “Natural Line”.
Sustentabilidade é uma tradição viva na Hahnemühle e a razão pela qual a fábrica continua no mesmo local onde foi fundada em 1584: a Hahnemühle produz papel em uma área de conservação natural, e por este motivo, a produção de papel deve ser ambientalmente correta, sustentável e estritamente controlada.
A água para a produção dos inestimáveis papéis Fine Art provém diretamente de poços artesianos e destaca-se pela sua pureza singular, dispensando completamente tratamentos químicos. Mesmo no final do ciclo de produção, a água é devolvida ao rio Ilme - livre de agentes químicos, biocidas ou conservantes
As fibras são obtidas exclusivamente a partir de fibras virgens, utilizando celulose livre de lignina na produção, oriunda de árvores latifoliadas e coníferas provenientes de gestões florestais sustentáveis e com certificados FSC (Forest Stewardship Council) e PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification). Diversas espécies de línteres também desempenham um papel importante na produção. Línteres são fibras encontradas nas cápsulas de sementes de algodão e pertencem à categoria de subprodutos da indústria têxtil e petrolífera.
A Hahnemühle tem produzido papéis artísticos de alta qualidade a partir de fibras inovadoras e rapidamente renováveis desde 2008. O papel Hahnemühle Bamboo foi o pioneiro. Além disso, agora contam com papéis feitos de fibras de cânhamo e agave, assim como fibras de cana-de-açúcar que são subprodutos de culturas agrícolas. E suas pesquisas continuam em busca de alternativas sem fibras de árvores para produzir papéis duráveis e de alta qualidade.
Suas fontes de energia são compostas por eletricidade e gás natural. O consumo de energia é suprido invariavelmente por fontes renováveis de energia, como a eólica, a hidroelétrica e a solar há muitos anos, reduzindo de forma permanente as emissões de CO2. Tratando o meio ambiente com respeito e assumindo responsabilidade social, a produção de seus papéis de alta qualidade só é possível por levarem a sério esse compromisso.
São passos importantes no caminho da Hahnemühle em direção à neutralidade climática no futuro, que construiu e continua a trabalhar na implementação de outras medidas, visando operar com ainda mais responsabilidade ambiental. Esta é a meta tida como obrigação e, ao mesmo tempo, sua motivação.
Nossa empresa nasceu da união de duas paixões: a Natureza e a Arte. Acreditamos que, em cada casa, há um sonho; e, em cada obra de arte, uma história. Com esse pensamento, criamos produtos inspiradores que buscam a harmonia entre tecnologia de materiais, qualidade de impressão, precisão nos detalhes e uma curadoria atenta.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade